AUDA-NEPAD-Iniciativa 100 Milhões de MPMEs

0
730

A iniciativa 100 000 MPME visa reforçar as capacidades de 100 000 MPME em África até 2024, através da formação em competências empresariais e comerciais, melhorar o seu acesso ao financiamento e a novos mercados e, simultaneamente, estabelecer redes de apoio e incubação para reforçar o seu êxito.

A Iniciativa está alinhada com as Aspirações 1 e 6 da Agenda 2063 da União Africana “A África que Queremos”, que visam, respetivamente, a construção de uma África próspera baseada no crescimento inclusivo e no desenvolvimento sustentável, e a construção de uma África cujo desenvolvimento seja impulsionado pelas pessoas, apoiando-se no potencial oferecido pelos povos africanos, especialmente as mulheres e os jovens, e cuidando das crianças.

Componentes da Iniciativa 100 Milhões de MPMEs
A Iniciativa 100 Milhões de MPMEs assenta em três pilares, estes três pilares foram concebidos para garantir que as MPMEs de todo o continente são apoiadas para se tornarem mais resistentes, melhorarem o seu acesso ao mercado e tirarem partido da tecnologia para entrarem no mercado africano de 1,3 mil milhões de consumidores.

Academia MPME da AUDA NEPAD

A missão da Academia é ajudar as micro, pequenas e médias empresas africanas a desenvolver conhecimentos e capacidades para desbloquear o crescimento. A Academia funciona como um repositório de aprendizagem, oferecendo currículos personalizados para as MPME africanas, ao mesmo tempo que lhes proporciona um conjunto de mentores e conselheiros pares que ajudam no acesso a oportunidades de financiamento. A Academia oferece conteúdos através de um webinar informativo com oradores convidados, uma série de programas de formação virtuais orientados por instrutores e orientação para as MPME. Tem conteúdos específicos para cada país com uma conceção pan-africana de classe mundial para garantir o equilíbrio correto entre as realidades locais (desafios e oportunidades das MPME) e uma abordagem pan-africana estruturada para a sustentabilidade e escalabilidade das iniciativas.

Programa de Apoio ao Financiamento das MPME
A AUDA-NEPAD reconhece que o financiamento das MPME é fundamental para o sucesso da abordagem da Agência, através do desenvolvimento do conjunto de competências empresariais das jovens PME para melhorar as suas abordagens empresariais formais e aumentar o seu acesso ao financiamento. Assim, para resolver os constrangimentos que as MPME africanas enfrentam no acesso ao financiamento, a AUDA NEPAD está a trabalhar com instituições financeiras de desenvolvimento e bancos pan-africanos para criar uma plataforma de financiamento que contribuirá para colmatar o défice de financiamento das MPME, abordando grandes desafios estruturais através da sua plataforma.

Mercado das MPME da AUDA.
Com o objetivo de resolver esta questão, a AUDA NEPAD está a trabalhar com os seus parceiros, como a McKinsey & Company e a Fundação MasterCard, para criar um mercado para todas as MPME africanas pertencentes a jovens e mulheres. Um mercado consolidado de mercados, que permita às MPMEs aceder ao comércio eletrónico, às aquisições e às oportunidades de financiamento alternativo em todo o continente.

O AUDA MSME Marketplace apoiará as MPMEs com acesso a novos mercados e oportunidades de crescimento, simplificando os processos para as MPMEs africanas participarem em contratos públicos em África. A plataforma servirá como um repositório de mercados (comércio eletrónico, aquisições e financiamento) em todo o continente.

Artigo anteriorMaputo Startup Week 2023
Próximo artigoSecondSTAX partners with Nigerian Exchange Limited
Ibn Bacar
A dedicated editor spotlighting African startups, investments, technologies, and the expansive innovation landscape. With a keen eye for transformative stories and a passion for Africa's entrepreneurial spirit, Bacar expertly curates a platform that not only celebrates the continent's innovators and their breakthroughs but also delves into the intricate foundation of Africa's burgeoning innovation ecosystem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui