AUDA-NEPAD-Iniciativa 100 Milhões de MPMEs

0
662
Advertisement

A iniciativa 100 000 MPME visa reforçar as capacidades de 100 000 MPME em África até 2024, através da formação em competências empresariais e comerciais, melhorar o seu acesso ao financiamento e a novos mercados e, simultaneamente, estabelecer redes de apoio e incubação para reforçar o seu êxito.

A Iniciativa está alinhada com as Aspirações 1 e 6 da Agenda 2063 da União Africana “A África que Queremos”, que visam, respetivamente, a construção de uma África próspera baseada no crescimento inclusivo e no desenvolvimento sustentável, e a construção de uma África cujo desenvolvimento seja impulsionado pelas pessoas, apoiando-se no potencial oferecido pelos povos africanos, especialmente as mulheres e os jovens, e cuidando das crianças.

Componentes da Iniciativa 100 Milhões de MPMEs
A Iniciativa 100 Milhões de MPMEs assenta em três pilares, estes três pilares foram concebidos para garantir que as MPMEs de todo o continente são apoiadas para se tornarem mais resistentes, melhorarem o seu acesso ao mercado e tirarem partido da tecnologia para entrarem no mercado africano de 1,3 mil milhões de consumidores.

Academia MPME da AUDA NEPAD

A missão da Academia é ajudar as micro, pequenas e médias empresas africanas a desenvolver conhecimentos e capacidades para desbloquear o crescimento. A Academia funciona como um repositório de aprendizagem, oferecendo currículos personalizados para as MPME africanas, ao mesmo tempo que lhes proporciona um conjunto de mentores e conselheiros pares que ajudam no acesso a oportunidades de financiamento. A Academia oferece conteúdos através de um webinar informativo com oradores convidados, uma série de programas de formação virtuais orientados por instrutores e orientação para as MPME. Tem conteúdos específicos para cada país com uma conceção pan-africana de classe mundial para garantir o equilíbrio correto entre as realidades locais (desafios e oportunidades das MPME) e uma abordagem pan-africana estruturada para a sustentabilidade e escalabilidade das iniciativas.

Programa de Apoio ao Financiamento das MPME
A AUDA-NEPAD reconhece que o financiamento das MPME é fundamental para o sucesso da abordagem da Agência, através do desenvolvimento do conjunto de competências empresariais das jovens PME para melhorar as suas abordagens empresariais formais e aumentar o seu acesso ao financiamento. Assim, para resolver os constrangimentos que as MPME africanas enfrentam no acesso ao financiamento, a AUDA NEPAD está a trabalhar com instituições financeiras de desenvolvimento e bancos pan-africanos para criar uma plataforma de financiamento que contribuirá para colmatar o défice de financiamento das MPME, abordando grandes desafios estruturais através da sua plataforma.

Mercado das MPME da AUDA.
Com o objetivo de resolver esta questão, a AUDA NEPAD está a trabalhar com os seus parceiros, como a McKinsey & Company e a Fundação MasterCard, para criar um mercado para todas as MPME africanas pertencentes a jovens e mulheres. Um mercado consolidado de mercados, que permita às MPMEs aceder ao comércio eletrónico, às aquisições e às oportunidades de financiamento alternativo em todo o continente.

O AUDA MSME Marketplace apoiará as MPMEs com acesso a novos mercados e oportunidades de crescimento, simplificando os processos para as MPMEs africanas participarem em contratos públicos em África. A plataforma servirá como um repositório de mercados (comércio eletrónico, aquisições e financiamento) em todo o continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui