WILSON U.
Artista, Empreendedor, Pesquisador e Escritor. Co-fundador da DATALAB – Análise de Dados e Projectos, Lda, fundador da WILSON U. LDA. Membro e fundador do Movimento AFOISMO que presa pela valorização da arte africa nos países africano, ao sentido do Pan-africanimo sobre arte visual, como uma doutrina que propõe a união de todas a vozes artísticas sobre a arte africana, o mesmo movimento luta contra o racismo e a discriminação social. Como artista visual já participou em algumas exposições, a destacar, Por de Trás da Pele, Powerful African Beauty, Exposição colectiva na modalidade de Intercâmbio Artístico Transmissão Maputo e na exposição independente e individual denominada Garden Exhibition.
Falando da veia empreendedora através da WILSON U. LDA, que é uma marca que actua nos setores cultural criativo e ambiental. No campo ambiental abrange estudos atmosféricas, terra e meio ambiente, por meio do Departamento de Visão Ambiental (DVA), a empresa desenvolve soluções escaláveis para mudanças climáticas e segurança meteorológica, monitoria das condições atmosféricos, climáticas e ambientais extremas, incluindo desastres naturais, oferecendo alertas de curto e longo prazo sobre eventos como tempestades, inundações e incêndios florestais, entre outros. Com a finalidade de projectar soluções que podem ser dimensionadas rapidamente e oferecer ferramentas para inspirar a mudança de acção em prol da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente e atmosférico.
No setor cultural e criativo, a empresa opera através do Departamento Cultural Criativo (DCC), promovendo eventos culturais criativos, pesquisas que buscam captar mecanismos sustentáveis para desenvolvimento de soluções praticas que sustentam a valorização e o comércio da arte africana. Além disso, promove a arte africana dentro e fora dos países africanos ao sentido do pan-africanismo sobre a arte visual, envolvendo-se de maneira criativa na conscientização e educação do público, inspirando acções em prol da sustentabilidade tanto na arte africana quanto no meio ambiente em colaboração com o DVA que acontece por meio de actividades culturais e criativas, impactando cientistas, artistas, colecionadores de arte e a sociedade em geral.
WILSON U, de momento está focado no desenvolvimento uma pesquisa para obter o índice de conhecimento social sobre a arte africana e os seus constituintes e no processo da escrita do seu primeiro livro para o movimento com o título: AFOISMO – Movimento Artístico, Arte Africana.
Explicando AFOISMO, é um movimento que tem como principal objectivo revolucionar a valorização da arte africana não somente em seu território nativo, mas também além-fronteiras, transcendendo continentes e moldando uma visão que é inspirada pelo pan-africanismo, uma filosofia que advoga pela união e solidariedade de todas as nações africanas. Dentro desse contexto, a missão do movimento vai além de ser apenas um ideal; é a concretização de uma visão.
Um dos pilares essenciais desse movimento é sua profunda imersão na pesquisa, utilizando-se de mecanismos práticos e empíricos para trazer à luz a essência da arte visual africana. Tais pesquisas são conduzidas tanto pela instituição quanto pelo movimento como um todo, em busca de soluções que não apenas resgatem a rica herança artística do continente, mas também a projete para o futuro, tornando-a uma influência poderosa e transformativa em um cenário global. Entretanto, o escopo do AFOISMO não se limita à expressão artística.
O movimento está profundamente envolvido na batalha constante contra o racismo e a discriminação social, usando a arte como uma ferramenta de conscientização e mobilização. Através de actividades culturais impactantes, como exposições temáticas, workshops entre outros, o movimento enfoca temas disciplinares que não apenas contribuem para um activismo vigoroso contra todas as formas de opressão, mas também geram uma plataforma para a promoção da harmonia e igualdade entre todas as raça.
Wilson é um visionário que explora a criatividade e o ambiente cultural moçambicano para transmitir suas ideias e trazer a luz suas inovações. Um jovem activo e focado no empoderamento do no cenário cultural africano.