WILSON U.
Artista, Empreendedor, Pesquisador e Escritor. Co-fundador da DATALAB – Análise de Dados e Projectos, Lda, fundador da WILSON U. LDA. Membro e fundador do Movimento AFOISMO que presa pela valorização da arte africa nos países africano, ao sentido do Pan-africanimo sobre arte visual, como uma doutrina que propõe a união de todas a vozes artísticas sobre a arte africana, o mesmo movimento luta contra o racismo e a discriminação social. Como artista visual já participou em algumas exposições, a destacar, Por de Trás da Pele, Powerful African Beauty, Exposição colectiva na modalidade de Intercâmbio Artístico Transmissão Maputo e na exposição independente e individual denominada Garden Exhibition.

Falando da veia empreendedora através da WILSON U. LDA, que é uma marca que actua nos setores cultural criativo e ambiental. No campo ambiental abrange estudos atmosféricas, terra e meio ambiente, por meio do Departamento de Visão Ambiental (DVA), a empresa desenvolve soluções escaláveis para mudanças climáticas e segurança meteorológica, monitoria das condições atmosféricos, climáticas e ambientais extremas, incluindo desastres naturais, oferecendo alertas de curto e longo prazo sobre eventos como tempestades, inundações e incêndios florestais, entre outros. Com a finalidade de projectar soluções que podem ser dimensionadas rapidamente e oferecer ferramentas para inspirar a mudança de acção em prol da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente e atmosférico.


No setor cultural e criativo, a empresa opera através do Departamento Cultural Criativo (DCC), promovendo eventos culturais criativos, pesquisas que buscam captar mecanismos sustentáveis para desenvolvimento de soluções praticas que sustentam a valorização e o comércio da arte africana. Além disso, promove a arte africana dentro e fora dos países africanos ao sentido do pan-africanismo sobre a arte visual, envolvendo-se de maneira criativa na conscientização e educação do público, inspirando acções em prol da sustentabilidade tanto na arte africana quanto no meio ambiente em colaboração com o DVA que acontece por meio de actividades culturais e criativas, impactando cientistas, artistas, colecionadores de arte e a sociedade em geral.


WILSON U, de momento está focado no desenvolvimento uma pesquisa para obter o índice de conhecimento social sobre a arte africana e os seus constituintes e no processo da escrita do seu primeiro livro para o movimento com o título: AFOISMO – Movimento Artístico, Arte Africana.

Explicando AFOISMO, é um movimento que tem como principal objectivo revolucionar a valorização da arte africana não somente em seu território nativo, mas também além-fronteiras, transcendendo continentes e moldando uma visão que é inspirada pelo pan-africanismo, uma filosofia que advoga pela união e solidariedade de todas as nações africanas. Dentro desse contexto, a missão do movimento vai além de ser apenas um ideal; é a concretização de uma visão.

Um dos pilares essenciais desse movimento é sua profunda imersão na pesquisa, utilizando-se de mecanismos práticos e empíricos para trazer à luz a essência da arte visual africana. Tais pesquisas são conduzidas tanto pela instituição quanto pelo movimento como um todo, em busca de soluções que não apenas resgatem a rica herança artística do continente, mas também a projete para o futuro, tornando-a uma influência poderosa e transformativa em um cenário global. Entretanto, o escopo do AFOISMO não se limita à expressão artística.

O movimento está profundamente envolvido na batalha constante contra o racismo e a discriminação social, usando a arte como uma ferramenta de conscientização e mobilização. Através de actividades culturais impactantes, como exposições temáticas, workshops entre outros, o movimento enfoca temas disciplinares que não apenas contribuem para um activismo vigoroso contra todas as formas de opressão, mas também geram uma plataforma para a promoção da harmonia e igualdade entre todas as raça.

Wilson é um visionário que explora a criatividade e o ambiente cultural moçambicano para transmitir suas ideias e trazer a luz suas inovações. Um jovem activo e focado no empoderamento do no cenário cultural africano.

Artigo anteriorSecondSTAX partners with Nigerian Exchange Limited
Próximo artigoGoogle Taps Three Nigerian Startups Among 11 Using AI to Address Complex Issues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui