PREÇO JUSTO.

Segundo Longenecker, Petty, Palich e Hoy em Small businesses management 16E (2012), preço é especificar o que o vendedor espera em retorno da transferência da posse ou uso de um producto ou serviço.

Todos empreendedores decidem de forma mais apropriada e estratégica sobre o valor dos seus produtos e serviços. Essa tarefa não tem sido fácil para muitos infelizmente.

Basicamente existem dois factores que podem influenciar na tomada de decisão: O volume de vendas e o preço. Você já parou para perguntar a si mesmo porque que a Toyota continua uma das melhores empresas de automóveis se os preços são acessíveis em comparação com outras mercas luxuosas? Obviamente que pelo volume de vendas que a Toyota faz, a resistência e consistência da marca e o fair pricing.

Com este exemplo percebemos que uma empresa torna-se rentável por duas vias :

  1. Um preço alto restrito a um nicho de clientes ( público alvo limitado )
  2. Um preço equilibrado (público alvo mais inclusivo )

Nessas duas lógicas surge um desafio para pequenas empresas e startups, qual é o método ideal? 1 ou 2.

Para optar em 1 a lógica é sempre investir mais na qualidade do produto/serviços e para optar em 2 é preciso investir mais no volume de vendas, que por sua vez implica ter vários clientes à disposição.

Tanto na opção 1 ou 2 é sempre necessário uma empresa gerar “repeat business “ ou seja, ter clientes que não só compram uma vez, mas que voltem mais e indiquem mais pessoas .

MAIS AFINAL O QUE FAZ UM CLIENTE VOLTAR OU ABANDONAR?

 De forma genérica, a satisfação do cliente depende de dois factores : A qualidade e o preço e nalgum momento a relação com o cliente.

A dinâmica mais perigosa é tal chamada de “elasticity of demand “ Onde a subida ou a descida do preço afecta automaticamente o cliente em dois cenários .

  1. Se o preço aumenta baixa a demanda pelo producto e serviço;
  2. Se o preço baixa aumenta a demanda pelo produtor e serviço.

Recentemente existem algumas empresa internacionais que entram em países emergentes como Moçambique e usam estratégia chamada “prestige pricing” ou seja, preço de prestígio, esse usam preços altamente exagerados nos serviços alegando uma imagem de alta qualidade e exclusividade, enquanto que na realidade não tem tanta exclusividade nos serviços.

E outras empresas nacionais começam com uma estratégia chamada “ penetration strategy “ ou estratégia de penetração, essa que consiste em usar preços baixos para atrair e ser aceite no mercado e subir os preços futuramente .

 

QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA DE PREÇO ?

 É evidentemente “fair pricing “ ou preço justo .

Antes de colocar a minha conclusão sobre preço justo vou deixar algumas estratégia mais usadas no mundo dos negócios além das que mencionei.

  1. Skimming : Essa estratégia consiste em começar um negócio com um preço alto e depois redizer para um preço competitivo ;
  2. Follow-the-leader : Consiste em colocar um preço baseado no preço do líder do mercado;
  3. Variable : Vários preços para o mesmo produto e serviço para garantir a concessão para certos clientes ;
  4. Dynamic: Coloca-se um preço elevado quando a empresa acha que o cliente tem um perfil de alto nível ;
  5. Price lining : Vários preços para linhagens diferente do mesmo produto.

Nenhuma dessa estratégias pode ser concebida como ideial numa primeira fase, por isso, o preço justo é a melhor opção onde ambos ganham , ganha o cliente e ganha o vendedor, assim saem a ganhar as duas pessoa envolvidas na transação .

Um preço justo não é alto nem baixo , mas é sim um preço que favorece o custo de produção na parte do vendedor e a capacidade de aquisição na parte do cliente.

Para usar a estratégia do preço justo, as empresas devem adoptar uma outra estratégia chamada “inovação de valor” por Dr.Kim e Melbourne, essa estratégia consiste em minimizar o custo de produção e aumentar a qualidade. Parece loucura nem???

É possível sim , usando quarto ferramentas apenas :

1- Elimina alguns factores desnecessário para o mercado ;

2- crie factores que o mercado nunca teve antes ;

3- Aumenta alguns factores abaixo abaixo das necessidades do mercado ;

4- Reduza alguns favores acima das necessidades do mercado .

 

Boa sorte com a estratégia de preços justos .

 

1 COMMENT

  1. Matéria bastante interessante.
    Estimei bastante.
    Mas eu gostava de colocar a seguinte questão: podemos fixar um preço em produtos ou serviços produzidos no âmbito de negócios sociais, se sim, como?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here