Para quem não conhece-te, conte-nos em poucas palavras: quem é Pedro e o que é appy?

O meu nome é Pedro Beirão e sou co-fundador / CEO da APPY, uma start-up angolana na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), que tem como Visão: Simplificar a Vida e Missão: Disponibilizar Informação útil para as pessoas. O nosso primeiro produto é a APPY SAÚDE, uma plataforma digital que centraliza informações úteis sobre farmácias, clínicas, hospitais e mais estabelecimentos de saúde de todo o país e fornece essas informações gratuitamente ao cidadão em forma de aplicativo móvel, que pode ser baixado na App Store ou Google Play Store e no nosso

Dos principais sectores de actividade económica que a APPY planeia operar, a saúde foi o primeiro sector a ser seleccionado, lançada em Abril de 2017 a APPY SAÚDE, uma plataforma digital com informações úteis sobre os estabelecimentos de saúde em Angola.

Que problema você está a resolver na África, no seu país ou na sua comunidade?

Angola é um País com falta de informação acessível no sector da saúde e a APPY SAÚDE vem mudar este cenário. Com mais de 25 milhões de habitantes, Angola tem enfrentado, ao longo da última década, grandes desafios no sector da saúde, como, surtos de febre amarela, malária e desnutrição infantil. Para além disso, o país enfrenta esse grande problema neste sector: a falta de informação. Até recentemente, as pessoas tinham de confiar em amigos ou familiares para por exemplo saber onde se dirigir para tratar a malária ou onde encontrar o hospital pediátrico mais próximo. A falta de informação tem um impacto na vida das pessoas e muitas vezes, é uma situação de vida ou morte.

Tendo em conta este facto, a APPY SAÚDE foi desenvolvida para permitir a todos os cidadãos consultarem, em tempo real e de forma gratuita, informações públicas sobre os estabelecimentos de saúde, tais como, contactos, serviços, especialidades, médicos, hórarios, localizações, distâncias e muito mais.

Ao disponibilizarmos informação de saúde, actualizada e fiável, já estamos a agregar valor ao sector. Contudo, pretendemos agregar ainda mais valor, com a possibilidade de disponibilizar serviços pela plataforma. É “A Saúde na sua mão”. Simples! Experimentem fazendo o download GRÁTIS ou visitando o nosso website www.appysaude.co.ao

Achas que este é o momento certo para a sua startup resolver o problema?

Sem dúvida! Estamos num país onde o uso de tecnologias de informação está em crescimento, há cada vez mais habitantes com acesso a um smartphone ou um computador mas, as informações do sector da saúde disponíveis estão dispersas e desactualizadas, até informações presentes em plataformas como Google e Facebook continuam limitadas.

A APPY SAÚDE vem mudar este cenário! Ao fazê-lo, estamos a tentar algo único em Angola, que é, fornecer informações úteis, gratuitamente, a todos no país e em 3 plataformas. Além disso, esse modelo pode ser replicado em outros países vizinhos, que compartilham da mesma falta de informação no sector da saúde, possibilitando aos seus cidadãos tomar decisões informadas relacionadas com a sua saúde.

A sua solução se encaixa no mercado? (As pessoas querem isso)

Com o aumento do uso de tecnologias e consequente aumento de acesso à informação, as pessoas exigem estar informadas em tempo real sobre a prestação de serviços de todos os sectores, a saúde não é excepção e é até primordial! As pessoas querem estar informadas sobre os serviços de saúde e querem serviços cada vez mais simples. Esta demanda casa perfeitamente com os objectivos da APPY SAÚDE, que pretende se tornar na plataforma nacional de saúde, aumentando cada vez mais a sua prestação de serviços e a sua base de dados.

Conte-nos mais sobre a tua equipe, por que vocês são os melhores para resolver este problema?

Na APPY, trabalhamos com o objectivo de simplificar a vida! Estamos profundamente empenhados em criar e fornecer plataformas digitais práticas e de acesso gratuito, que disponibilizam informações úteis a distância de um clique.

Somos profissionais experientes e dedicados para que essas plataformas melhorem a conveniência e promovam estilos de vida mais inteligentes, possibilitando aos utilizadores dedicarem tempo à inovação ao invés da procura de informação. Para si, para nós e para todos, trabalhamos para uma vida APPY.

O que o torna diferente no mercado?

Para além da APPY SAÚDE ser a única plataforma digital em Angola com informações actualizadas de mais de 2.000 estabelecimentos de saúde públicos e privados, temos alguns pontos fortes que nos diferenciam:

  • Informação de saúde exclusiva e actualizada: essa informação completa e actualizada que só existe na APPY SAÚDE!
  • Conveniência: Nenhum outro motor de busca me permite saber qual o estabelecimento de saúde que está mesmo ao meu lado, fornecendo-me uma lista de opções à minha volta com esses dados completos e actualizados.
  • Acessibilidade: disponível em 3 plataformas, o website, a app iOS e a app Android, o usuário no conforto da sua casa ou trabalho pode aderir a um serviço que anteriormente teria que se deslocar ao estabelecimento ou usufruir de informações, que antes não encontrava em lado nenhum.
  • Não requer uso de dados (funciona sem internet): o facto de o utilizador não precisar de estar ligado a internet para usufruir dos dados mais importantes.

Como medes o sucesso?

Pelo crescimento notável! Em menos de um ano de actividade conseguimos conquistar milhares de downloads e sabemos que as pessoas usam, pelo número de visualizações diárias.

Recebemos sempre um feedback positivo onde comentam a facilidade de utilização da plataforma e a importância do projecto para a nossa realidade.

Além disso, o facto de alguns estabelecimentos nos contactarem para fazerem parte da base de dados é outro dado mensurável e existem também as histórias que nos contam, de como a aplicação foi útil em alguma situação específica.

Quão inovadora é a tua startup/negócio? (inovação tecnológica / social)

A Appy Saúde destaca-se pela sua informação exclusiva e pela acessibilidade. A informação exclusiva foi o fruto de um profundo trabalho de recolha de informação, a nível nacional, em que a Appy recolheu, presencialmente, nas 18 províncias de Angola (Angola tem quase o dobro do tamanho de França), informações sobre centenas de estabelecimentos de saúde. O Modelo de recolha inovador, permitiu à Appy, construir a maior base de dados de estabelecimentos de saúde em Angola, e torna-la pública e acessível a todos.

Disponível em três plataformas, o website, a app iOS e a app Android, que possibilitam a qualquer cidadão com acesso a um smart phone ou a um computador, usufruir gratuitamente de informações que não estão disponíveis em mais lado nenhum.

Em menos de um ano de actividade já lançamos três versões da aplicação móve o portal de saúde. Em todas as versões foram adicionados mais informações e mais serviços de saúde.

O nosso objectivo é ter toda a informação de saúde a nível nacional na plataforma, assim como, disponibilizar diversos serviços deste sector ao cidadão, como por exemplo e já em desenvolvimento, a Marcação de Consultas.

Qual é o impacto social que estas criar?

Estamos a tentar algo único em Angola, que é, fornecer informações úteis, gratuitamente, a todos no país. Basicamente o que fazemos é centralizar a informação para descentralizar a procura dos serviços de saúde, evitando a disparidade que existe no número de utentes dos Hospitais.

Queremos também aumentar a nossa base de utilizadores, pelo que continuaremos a divulgar, de maneira mais massiva, o que é a Appy Saúde e como pode ser usada. É essencial continuar a providenciar informação que simplifique a vida de todos os cidadãos de Angola.

Como  pensas em expandir a startup?

Estamos a tornar a APPY SAÚDE numa plataforma de serviços – como por exemplo, a marcação de consultas e outros serviços na área da sáude. Para além de fornecermos informação actualizada, queremos que os utilizadores simplifiquem o acesso aos serviços de saúde. Queremos que os serviços de saúde de Angola estejam à distância de um clique.

Além disso estávamos constantemente a criar sinergias com entidades de saúde bem posicionadas no mercado, para que juntos possamos oferecer melhores serviços aos cidadãos.

Que conselho gostarias deixar para empreendedores em desenvolvimento e novas starups?

Aqui vão alguns pontos que achamos importantes para quem vai empreender em Angola:

  • Estabeleçam objectivos claros – estejam totalmente preparados para tudo!
  • Planear com antecedência – optimizem o vosso tempo.
  • Contactos e parcerias – construam o vosso networking com o objectivo de aumentar a notoriedade da empresa ou própria, enquanto profissional!
  • Demonstrem o vosso produto – não basta falar sobre, mostrem às pessoas como ele funciona.
  • Acompanhamento – vão obter um número extremo de novas conexões e não devem tratar a todos da mesma maneira. Assim, façam uma lista de prioridades e estabeleçam constantemente contacto com as pessoas mais importantes imediatamente a seguir!
  • Organizar – dar seguimento todos os dias!
  • Apaixonem-se – para que os outros possam gostar e usar o vosso produto ou serviço, devem estar apaixonados por ele!

Para mais informações siga:

Avenida 4 de Fevereiro, nº95, 3ºandar lado esquerdo – Marginal, Luanda – Angola
(+244) 948 144 180 /
feedback@appy.co.ao

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here