Já temos o conhecimento fechado sobre o empreendedorismo e a sua importância, e agora precisamos do conhecimento aberto e a sua aplicação real. Ibn Bacar

Empreendedorismo baseado em evidênci. (EBEE).
Precisamos conversar mais sobre este tema para criar negócios escaláveis e que possam contribuir para o ecossistema local de empreendedorismo.
Precisamos colocar jovens na experiência real de ser empreendedor, os desafios e as dinâmicas de um negócio real, e reduzir a dependência das teorias de pessoas que nunca fizeram nada de empreendedorismo.
Na minha humilde opinião, o conceito de EBEE é mais discutido na perspectiva de criar uma ponte entre a literatura que existe sobre teorias de negócios e a sua aplicação num contexto real de um negócio.
Com isso, quero dizer que as teorias de empreendedorismo devem ser convertidas em princípios de aplicação real em negócios.
Devemos olhar o EBEE como uma estratégia que resume vários conhecimentos na área de negócios, estudos e pesquisas, abordagens metodológicas fora de ideias individuais e estudos particulares isolados.
Eu sugiro que meta-análise deve ser usada para criar estratégias e conceitos e pesquisas relacionadas com o empreendedorismo pratico. Depois devemos converter tudo em princípios aplicáveis em negócios reais e esses princípios podem ser usados como componentes do EBEE. Tudo isso deve envolver estudioso na área, investidores, estudantes do empreendedorismo, os próprios empreendedores. Depois de ter se desenvolvido princípios aplicáveis, esses devem ser testados em negócios reais com mais evidências da sua eficácia.
O EBEE pode mudar a forma como ensinamos empreendedorismo, as nossas práticas de empreendedorismo e as pesquisas , e ajudar nas analises qualitativas sobre assuntos relacionados ao empreendedorismo.
Já temos muitas formações em empreendedorismo e negócios, já sabemos o que é lean startup e lean canvas agora precisamos de ferramentas, conhecimentos e modelos baseados em evidencias para criar modelos de negócios que podem sobrevive os primeiros 5 anos e escalar mais.

1 COMMENT

  1. Surpreendente e motivador. Inspiram as palavras supracitadas, afinal, toda e qualquer teoria sobre negócio, não é o negócio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here