Para quem não conhece-te, conte-nos em poucas palavras: quem é (nome) e o que é Beira Connect?

David Franco, um jovem com formação superior em Tecnologia de Informação na Universidade Católica de Moçambique, com um potencial e visão estratégica no negócio, ou seja, um empreendedor em série, sonhador e cheio de garra para vencer desafios. Um construtor de oportunidades (empregos) através do foco em solucionar os problemas da sociedade. Criativo e sempre com vontade de fazer diferente, empenhado e sem medo de arriscar.

Beira Connect é uma iniciativa que tem como principal objectivo potenciar o ecossistema empreendedor e o networking na cidade da Beira.

Que problema você está a resolver na África, no seu país ou na sua comunidade?

Muitas das vezes no nosso mercado local temos assistido empresários de pequenas e medias empresas a reclamarem da falta de uma plataforma onde possam expor suas ideias, negócios, etc. porque muitas das vezes essas oportunidades acontecem somente em Maputo e nem todos reúnem condições para participar das mesmas, foi nesse contexto que surgiu o Beira Connect que pretende criar oportunidades para as Micro, Pequenas, Médias Empresas, Empreendedores e líderes de associações de poderem interagir e identificar parcerias ou possibilidade de negócios entre os mesmos e entre as empresas, empresários de outras províncias, naquele que é o maior Fórum de Negócios da cidade da Beira.

Você acha que este é o momento certo para a tua startup resolver o problema?

Sim, porque a cada dia o número de pequenas e médias empresas aumenta na cidade da Beira e muitas delas continuam no anonimato, então através do Beira Connect elas tem a oportunidade de surgir no mercado local e nacional.

A tua solução se encaixa no mercado? (As pessoas querem isso)?

Sim, pois já estamos no mercado desde 2017 e as nossas actividades tem tido uma aderência acima das nossas expectativas para aquilo que é novo no mercado porque como sabemos não é fácil consciencializar as pessoas da importância de iniciativas como o Beira Connect.

Conte-nos mais sobre a tua equipe, por que vocês são os melhores para resolver este problema?

Bom, por de trás do Beira Connect estão 4 empresas (D’Franco – Marketing & Serviços, ATTITUDE, Techno Plus e Signus) cujas mesmas fizeram parte da criação do Beira Connect através da Marlene de Sousa, Sázia Sousa, Matateu Ubisse e David Franco. Então, sendo todos empreendedores e já com alguns anos no mercado nacional sabemos mais do que ninguém o quão é importante ter uma plataforma como o Beira Connect porque são muitas empresas que não sabem por onde começar para encontrar um parceiro, ou seja, onde encontrar as oportunidades que o ecossistema empresarial local oferece. São por esses e mais pressupostos que somos a melhor equipe para resolver esse problema, pois já sentimos na pele o que é ser solitário em um mercado gigante.

O que o torna diferente no mercado?

Coragem, simplicidade e o espirito de ajudar quem esta no mundo de negócios a crescer sempre.

Como é que  medes o  teu sucesso?

Não me considero alguém de sucesso, pois acredito que estou apenas no começo de uma jornada infinita.

Quão inovadora é a tua startup/negócio? (inovação tecnológica / social)

O Beira Connect veio revolucionar o conceito de ecossistema empresarial local a nível social porque eram muitos empresários que sentiam-se excluídos do mesmo, então o Beira Connect trouxe a inclusão e também a exposição a todos níveis desde pequenas e medias empresas, empreendedores, líderes de associações e empresários.

Qual é o impacto social que estas criar?

Bom, hoje podemos dizer que a cidade da Beira caminha a uma nova era empresarial pelo impacto que o Beira Connect trouxe no ceio dos negócios e na mentalidade dos jovens empreendedores.

Como é que estás a expandir a tua startup?

A expansão esta sendo feita gradualmente através do Business Connect que é a holding que criamos com o objectivo de expandir a iniciativa, mas parta já além do Beira Connect, temos o Tete Connect que foi lançado em 2017 e para esse ano esperamos expandir para mais províncias.  

Que conselho  deixas para empreendedores em desenvolvimento e novas starups?

Único conselho que deixo aos empreendedores é simples e práticos, “sigam os vossos sonhos, não criem empresas pelo dinheiro porque isso é apenas uma consequência, criem empresas para solucionar problemas das vossas comunidades, da sociedade, do vosso país quiçá do mundo e nunca desistam dos vossos sonhos por meros caprichos da vida porque vale a pena abdicar de muita coisa desnecessária na vida para correr atras dos nossos sonhos”

Saiba mais sobre o Beira Connect em: www.bconnect.co.mz / www.facebook.com/Beira Connect / www.linkedin.com/Business Conenct, +258 +258827528795, Av. Samora Machel, Cidade da Beira.

 

2 COMMENTS

  1. Estão de parabens pela iniciativa. O Comitê YALI Alumni sente-se honrada por saber que um dos seus membros, Ija Bacar é quem está também a liderar este processo.

    Força!!!

  2. Estão de parabens pela iniciativa. O Comitê YALI Alumni Moçambique sente-se honrada por saber que um dos seus membros, Ija Bacar é quem está também a liderar este processo.

    Carlos Augusto
    Força!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here