Conversa com Carmen Miral, Fundadora na Black Khakhela. Uma empresa virada a formulação e produção de produtos orgânicos e naturais para pele e cabelo em Maputo.

1
824
Startup Africa foi conversar com a jovem Carmen Miral, Fundadora na empresa Black Khakhela, uma empresa virada a formulação e produção de produtos orgânicos e naturais para pele e cabelo, carregados de herança cultural , baseada em Maputo.

Para quem não conhece-te , conte-nos em poucas palavras: quem é Carmen e o que é Black Khakhela?

Chamo-me Carmen e sou fundadora da empresa Black Khakhela, empresa que faz o uso da herança cultural para produção e formulação de produtos orgânicos e naturais para pele e cabelo. Estamos também focados em trazer conhecimento através das redes sociais, para mulheres e homens sobre cuidados de pele e cabelo acessíveis e bons.

Que problema  estás a resolver na África, no teu país ou na tua comunidade?

Trazemos um novo conceito em Moçambique de que produzir localmente nas comunidades é possível e melhor. Conceito este que abraça as nossas raízes locais e responde a necessidade real da comunidade no uso de produtos de beleza com matéria prima local.

Achas que este é o momento certo para a tua startup resolver o problema?

Sim, muito certo!

Estamos a fazer parte de um movimento de voltar a conhecer a nossa cultura e o nosso cabelo e pele ao natural, e também estamos a descobrir como isso faz parte da nossa identidade cultural.

A tua solução encaixa-se no mercado? (As pessoas querem isso)?

Na verdade o meu produto e serviço veio a pedido do mercado, eu era simplesmente activista social e as pessoas “exigiram” que trouxesse algo “nosso” para “nos “.

Conte-nos mais sobre a tua equipe, por que vocês são os melhores para resolver este problema?

A empresa iniciou em 2016 a fazer a venda de produtos para pele e cabelo, ainda estamos numa fase embrionária. Neste momento somos 3 eu que sou manager das redes sociais , pesquisadora, pensadora e fazedoras de tudo (risos), um gráfico designer e um gestor financeiro. Estou na formação de equipe , mas já tenho parceiros.

O que o torna diferente no mercado?

Produtos com herança cultural, as pessoas se identificam com o meu produt.

Como medes o teu sucesso?

Não estou na fase de sucesso, estou ainda a implantação e a estabilizar o meu negócio.

Quão inovadora é a sua startup/negócio? (inovação tecnológica / social)

Sinto que inovei trazendo algo que era usado nos distritos para a zona urbana , revisitei o conceito que para ser bom não precisa ser de fora.

Qual é o impacto social que tem criado?

Hoje recebi mensagem de pessoas que dizem se inspiradas pelo meu trabalho e que estão a usar o seu cabelo natural porque sentem que é possível usar produtos que sejam baratos e de boa qualidade . Hoje cuido de famílias inteiras , desde pai, mãe , avó e filhos … o impacto social e bem notório .

Como pensas em escalar a startup?

Ainda estou na fase de implementação e estudo de possibilidades para tal.

Que conselho deixas para empreendedores em desenvolvimento e novas startups?

“A sua ideia precisa de ser discutida num fórum que seja acolhedor e com positivismo”

Para mais detalhes, siga:
@black.khakhela (Instagram)
Black Khakhela/ Pente Preto (Facebook).
+258 848516053(call and WhatsApp).
                                                          Malhangalene , Maputo

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here